Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Aprendizagem Inovadora: o Processo de Formação de Administradores para Sustentabilidade na Sociedade do Conhecimento do Século XXI
Priscila Nesello, Cassiane Chais, Claudio Baltazar Corrêa de Mello, Paula Patricia Ganzer, Cristine Hermann Nodari, Paulo Fernando Pinto Barcellos, Pelayo Munhoz Olea, Eric Charles Henri Dorion, Cleber Cristiano Prodanov

Última alteração: 2014-12-03

Resumo


 

O conhecimento, a criatividade humana e o capital intelectual podem ser considerados diferenciais para a obtenção da vantagem competitiva pelas organizações da sociedade atual. Assim sendo, a riqueza não é medida exclusivamente pelo capital financeiro, mas também por aspectos relacionados à capacidade continuada de criação. O conhecimento é central na atividade econômica, pois explora os avanços da ciência, da tecnologia e dos aspectos de aprendizagem. Para que o processo de aprendizagem se torne dinâmico e sustentável é importante o estímulo de habilidades de pensamento de ordem superior, trabalho em equipe e habilidades sociais e de comunicação. A pesquisa objetivou investigar aspectos relacionados com formação de administradores voltados para uma gestão sustentável. Por meio de abordagem qualitativa, buscou-se apresentar e analisar o pensamento de autores que tratam da sociedade do conhecimento, gestão sustentável, aprendizagem organizacional e ambientes de ensino. Como resultado conclui-se que a transmissão do conhecimento em sala de aula deve ser apoiada pelo uso de ferramentas, como os ambientes virtuais de aprendizagem. Entretanto, estes devem ser utilizados de forma a estimular a autonomia e o trabalho em equipe, promovendo o despertar de valores e princípios nos indivíduos como base da sustentabilidade na sociedade do conhecimento.


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