Última alteração: 2014-12-03
Resumo
A inflação é um tema que permeia o cotidiano das pessoas e das organizações. Dessa forma este estudo tem como objetivo apresentar o impacto que dois mercados da cidade de São Marcos sentem nas vendas quando a inflação sobe e como se organizam para o mesmo. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa onde foi feito um questionário com os gestores dos dois maiores supermercados da cidade. Os resultados demonstram que o mercado YY está preparado para possíveis oscilações de mercado, já o mercado XX não. No entanto o mercado XX monitora os índices de inflação, e isso já não é realizado pelo mercado YY. Ficou claro que nos dois mercados são as mesmas classes sociais que deixam de comprar quando os preços sobem, e a cesta básica continua sendo comprado mesmo quando os preços aumentam. Percebeu-se que mesmo com os aumentos da inflação os produtos da cesta básica que são de suma importância, permanecem na mesa do São Marquense, em apenas um dos mercados observou-se que os produtos como bebidas alcoólicas, refrigerantes, doces e salgadinhos continuam a serem adquiridos.