Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Cursos Superiores Tecnológicos: Uma Análise Sob a Ótica dos Conceitos do Pensamento Sistêmico
Verena Alice Borelli, Osvaldo Alencar Billig, Luciano Lampert, Pelayo Munhoz Olea

Última alteração: 2014-12-03

Resumo


Um novo modelo de ensino superior no Brasil vem surgindo nos últimos anos, é o mercado propicio para a criação de Cursos Superiores Tecnológicos (CST), através de incentivos governamentais por meio da abertura de Institutos Federais de Educação Tecnológica (IFES) e participação da iniciativa privada. Como objetivo este estudo analisou os eventos que circundam e influenciam o mercado dos CSTs sob a ótica do Pensamento Sistêmico. O método utilizado foi de uma pesquisa quantitativa nas bases de dados do Ministério da Educação e Cultura (MEC), para obter informações a respeito das Instituições de Ensino Superior (IES) no país. O resultado da aplicabilidade do método sistêmico nos CSTs, proporcionou identificar o mercado dos CSTs como o problema de interesse, elemento diretamente influenciado por duas variáveis, uma de faturamento e outra das Novas IES. Por fim, constatou-se através da utilização do pensamento sistêmico nos CSTs que surge um desafio crescente pelas Instituições privadas para um foco estratégico diferenciado, através de condições estruturais e financeiras.


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