Última alteração: 2014-12-03
Resumo
Neste trabalho estão sugeridos procedimentos para aperfeiçoar e melhorar o processo de identificação e rastreabilidade no setor de carregamento de peças em uma empresa que presta serviços de pintura automotiva de Caxias do Sul. Este procedimento visa eliminar o problema de peças misturadas, pintura errada, lotes trocados e consequentemente eliminar as reclamações dos clientes, além de facilitar a identificação das peças, reduzindo o tempo de inspeções de qualidade. Para isso foram utilizadas algumas ferramentas da qualidade como o Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa), Gráfico de Pareto para resolução, minimização ou eliminação dos principais problemas. Entre os objetivos específicos deste estudo estão: padronizar e aperfeiçoar as atividades, aumentar o controle durante o processo de pintura e reduzir as reclamações dos clientes. Com isso pretende-se estabelecer um método de trabalho padrão, ou seja, garantir a eficiência da operação, independente de quem estiver realizando. Sendo assim, definir práticas e procedimentos de trabalho que visem produtividade alinhado com qualidade, estão entre as metas deste estudo.