Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIX Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Motivações de Uso ou Não Uso do Canal M-Commerce na Intenção de Compras Virtuais
Matheus Capoani, Daniel Faturi e Silva, Aldenara Moreira Silva

Última alteração: 2019-09-04

Resumo


A evolução dos canais para realização de compras é vista como uma realidade sem precedentes, uma vez que o consumidor agrega aos dispositivos móveis (smartphones) a rotina de maneira onipresente e, com isso, se justifica o crescente uso para realização de transações comerciais através do celular. Mesmo com esse avanço na preferência, ainda existem barreiras que levam ao não uso do m-commerce como canal de compras, como a desconfiança no que tange a segurança, inabilidade nos atributos técnicos, receio em aderir a novas tecnologias ou a preferência cultural e de hábitos. Considerando este panorama no cenário brasileiro, que se insere como um mercado de ascensão importante do m-commerce, este artigo buscou analisar as motivações para o uso ou não uso deste canal na intenção de compra de consumidores. Os resultados obtidos neste estudo demonstraram que este canal tem uma abertura positiva em praticamente todos os fatores de motivação, em especial, a facilidade e vantagem percebida, com destaque para a segurança do uso, alvo corriqueiro para não conclusão de transações comerciais. O único fator de motivação que apresentou correlação negativa é sobre os atributos técnicos, devido à dificuldade apontada ao tamanho da tela dos dispositivos móveis em relação aos desktops.


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