Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIX Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Gamificação e engajamento: uma análise bibliométrica entre 2009 e 2019
Daniel Hank Miri, Vanessa Teresinha Rigotti

Última alteração: 2019-09-04

Resumo


Gamificação são as técnicas ou atividades com o design de jogos usadas para motivar e engajar as pessoas. O engajamento contribui para um nível maior de motivação e envolvimento em uma atividade. A gamificação como ferramenta efetiva e o engajamento podem ser aliadas na aplicação da ferramenta na área de gestão e negócios. Desta forma o objetivo do artigo foi analisar e discutir a produção de estudos sobre gamificação e engajamento em nível mundial. Os procedimentos metodológicos foram aplicados por meio de uma análise bibliométrica com as bases de dados Scopus e Web of Science. Os resultados verificaram a análise das pesquisas sobre gamificação e engajamento por meio da bibliometria e suas leis específicas. Já a discussão gerada sobre estes temas mostrou que os estudos são recentes, mas que há possibilidades de pesquisa em diversas áreas, como saúde, educação, marketing e gestão de pessoas. Na área de gestão e negócios os estudos sobre marketing prevalecem em comparação com gestão de pessoas.


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