Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIX Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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As estratégias adotadas pelos serviços de venda física do setor de eletroeletrônicos da cidade de Antônio Prado/RS para minimizar os impactos da prática de showrooming.
Maicon Renosto, Fernanda Lazzari, Luis Fernando Moreira

Última alteração: 2019-08-30

Resumo


Este trabalho tem por finalidade avaliar as estratégias adotadas pelos serviços de venda física do setor de eletroeletrônicos da cidade de Antônio Prado/RS para minimizar os impactos da prática de showrooming. Para isso, utilizou-se de uma pesquisa exploratória através de um estudo qualitativo, feito por meio de entrevistas realizadas com um roteiro semiestruturado. Estas entrevistas foram realizadas com gerentes de lojas de eletrodomésticos, com o objetivo de analisar se as lojas físicas do setor de eletroeletrônicos conhecem esta prática, se quantificam o impacto deste fenômeno no cumprimento das metas de vendas e as estratégias que os varejistas consideram como as mais eficientes para mitigar seu efeito. De acordo com os gerentes entrevistados, a principal estratégia adotada pela lojas para minimizar o impacto da prática do showrooming está relacionado com o atendimento ao cliente, fornecendo à ele possibilidades que o mercado online muitas vezes não oferece, como garantia estendida dos produtos ou maior número de parcelas de pagamento, para desta forma conseguir realizar a venda e fidelizar o cliente.


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