Última alteração: 2019-08-30
Resumo
O financiamento de empreendimentos é uma necessidade quando a empresa está em estágio inicial e necessita crescer e se consolidar no mercado, porém sua operação não gera recursos financeiros suficientes para dar suporte a este crescimento. Neste contexto, opções que democratizam o acesso de startups e investidores aos meios de financiamento são importantes para colaborar com o desenvolvimento do mercado e da inovação, pois as startups têm conexão com tecnologias inovativas. O equity crowdfunding é uma modalidade de financiamento, que possibilita ao público em geral investir em startups que possuem projetos que se alinhem aos seus interesses. Além de colaborar com este tipo de empreendimento, o investidor pode gerar o aumento de seu patrimônio e se beneficiar dos lucros advindos do crescimento da empresa investida. O presente estudo, de cunho bibliográfico, propõe um modelo teórico para evidenciar se as startups estão conseguindo captar os recursos necessários através das campanhas de equity crowdfunding, se estão implementando seus projetos de desenvolvimento, e se estão evoluindo aos próximos estágios de seu ciclo de vida, possibilitando um aumento no valor da empresa, e benefícios aos investidores. Este modelo teórico poderá servir como base para pesquisas futuras na área de estudo.