Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIX Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Comportamento de Compra por Impulso: Pesquisa com os Consumidores na Avenida Júlio Borella de Marau/RS
Alessandra Bordin, Marlon Bissani Cucchi, Janielen Pissolatto Deliberal, Leonardo Decesaro

Última alteração: 2019-08-30

Resumo


A compra por impulso é resultado de influências ambientais, forte apelo emocional e não obedece ao tradicional processo decisório de consumo. Este trabalho teve como objetivo identificar quais fatores do comércio contribuem no comportamento de compra por impulso dos consumidores. O estudo foi realizado na Avenida Júlio Borella no município de Marau/RS, considerada um “shopping a céu aberto”, onde estão localizados certa de 250 estabelecimentos. Para atender o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva e de estratégia survey. Foi aplicado um questionário de Costa (2000), a 120 consumidores em setembro de 2017. Os dados foram tabulados e analisados com a utilização do Microsoft Excel® A partir da análise descreve-se que quando estão na Avenida Júlio Borella surge a necessidade dos consumidores comprarem algo, quando veem uma novidade e gostam acabam comprando e se sentem bem quando compram algo. Em contrapartida, não compram a prazo sem ter certeza se pagarão, não compram quando estão deprimidos e discordam com a necessidade de comprar só pra ter a sensação de ter comprado algo.


Texto completo: PDF