Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIX Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Análise Estratégica do Portfólio de Produtos de uma Empresa do Setor Moveleiro com Base na Matriz BCG
Débora DallAgnol, Ricardo Antonio Reche, Adriana Locatelli Bertolini

Última alteração: 2019-09-04

Resumo


A Matriz BCG é uma ferramenta que traz suporte à análise do portfólio de produtos de uma empresa, observando o fluxo de caixa gerado por cada um. É meio importante para a tomada de decisões relativas às posições desejáveis para a organização quanto à sua participação no mercado.  Esta pesquisa teve como objetivo analisar estrategicamente o portfólio de produtos de uma empresa do setor moveleiro com base na ferramenta Matriz BCG. A empresa estudada está enquadrada como de pequeno porte e possui um número vasto de produtos em linha. O trabalho pode ser caracterizado como de natureza aplicada, com objetivos exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa, adotando a estratégia do estudo de caso. Para sua realização, foram avaliados 96 modelos de produtos fundamentados em relatórios de faturamento fornecidos pela empresa no período de janeiro a dezembro de 2018. Os resultados apontam a existência de um potencial da empresa quanto ao seu crescimento e participação no mercado. Porém, para que isso ocorra, é imprescindível que sejam eliminados os produtos que não contribuam para o fluxo de caixa de forma representativa, bem como a adoção de novas estratégias de marketing para consolidação de produtos apresentados como possíveis potenciais de geração de caixa.


Texto completo: PDF