Última alteração: 2018-11-06
Resumo
A ampla gama de rótulos de vinhos disponíveis no mercado, exige dos empreendedores vinícolas o uso de estratégias para posicionar suas marcas, e assim melhor atender seus clientes. Diante disso, este artigo teve como objetivo: apresentar as estratégias de branding de uma vinícola de Bento Gonçalves, Brasil ao exportar para os Estados Unidos, versus, uma vinícola de Napa Valley, Estados Unidos ao exportar para o Brasil. De caráter qualitativo exploratório, esta pesquisa compreendeu um estudo de caso múltiplo entre duas vinícolas, sendo uma americana e outra brasileira. Embora as estratégias de branding sejam novas marcas e extensão de linha para ambas empresas, o enfoque dado pelas vinícolas são diferentes. A vinícola americana considera-se uma marca global e escolheu quatro marcas para entrar no mercado brasileiro, cada marca é direcionada ao seu canal de distribuição conforme seu posicionamento. Por outro lado, a vinícola brasileira não considera-se uma marca global, atua com boa parte do seu portfólio de marcas no mercado americano, faz adaptações a rótulos e nomes conforme solicitação dos importadores.
A ampla gama de rótulos de vinhos disponíveis no mercado, exige dos empreendedores vinícolas o uso de estratégias para posicionar suas marcas, e assim melhor atender seus clientes. Diante disso, este artigo teve como objetivo: apresentar as estratégias de branding de uma vinícola de Bento Gonçalves, Brasil ao exportar para os Estados Unidos, versus, uma vinícola de Napa Valley, Estados Unidos ao exportar para o Brasil. De caráter qualitativo exploratório, esta pesquisa compreendeu um estudo de caso múltiplo entre duas vinícolas, sendo uma americana e outra brasileira. Embora as estratégias de branding sejam novas marcas e extensão de linha para ambas empresas, o enfoque dado pelas vinícolas são diferentes. A vinícola americana considera-se uma marca global e escolheu quatro marcas para entrar no mercado brasileiro, cada marca é direcionada ao seu canal de distribuição conforme seu posicionamento. Por outro lado, a vinícola brasileira não considera-se uma marca global, atua com boa parte do seu portfólio de marcas no mercado americano, faz adaptações a rótulos e nomes conforme solicitação dos importadores.