Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVIII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Pós-Venda: A Importância do Pós-venda nas Empresas do Ramo Alimentício de Antônio Prado
Igor Pasa Toresan, Gabriela Zanandrea, Eduardo Robini da Silva, Pedro Augusto Bocchese

Última alteração: 2018-11-06

Resumo


Este estudo teve por objetivo compreender a importância das ações de pós-venda na percepção de gestores de empresas do setor alimentício. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa operacionalizada através de um estudo de caso, cuja coleta de dados ocorreu mediante a aplicação de um roteiro de entrevista estruturado com empresários/gestores de empresas do ramo alimentício de Antônio Prado. Os resultados permitiram identificar que os gestores compreendem a importância das ações de pós-venda para o sucesso da organização, apesar de em sua maioria ser efetuada de maneira informal e não constante. Dentre as principais razões destacam se tratar de empresas de pequeno porte, apesar algumas estarem a quase 30 anos no mercado. Percebeu-se ainda que na maioria das organizações quem faz a parte de pós-venda são os próprios gestores, através de conversas informais com os clientes. Assim, verificou-se que apesar de não terem o setor de pós-venda estruturado as empresas buscam o melhor para seus clientes, nunca os deixando de lado, sempre estão abertos a sugestões, sejam elas positivas ou negativas, pois sempre querem que sua marca/empresa seja lembrada como referência no ramo de alimentos.


Texto completo: PDF