Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVIII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
A Tecnologia da Informação na Educação: uma Revisão Bibliográfica
Franciele de Oliveira Tessaro, Roberta Rodrigues Faoro, Daniel Hank Miri, Vanessa Spadetto Gilbert, Pedro Vinícius Frizzo, Laura Bozzetto Fochesatto, Juliana Matte, Cassiane Chais, Paula Patricia Ganzer, Pelayo Munhoz Olea

Última alteração: 2018-11-20

Resumo


A tecnologia da informação deve refletir sobre o que vai fazer para melhorar a condição dos excluídos desse mundo tecnológico e criar possibilidades para que aconteça o ensino – aprendizagem dentro desse contexto através da ferramenta mais poderosa e talvez a mais eficaz, hoje, que é com certeza a Tecnologia da Informação. Diante disso, o artigo tem como objetivo analisar como a tecnologia da informação pode ser usada como ferramenta de apoio para o ensino aprendizagem. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira e Teses e Dissertações. Foi possível perceber que a tecnologia da informação pode ser utilizada como uma eficaz ferramenta na busca por conhecimento e pesquisa, por se tratar de algo atual, versátil, rápido e dinâmico. Por fim, levando-se em conta que a tecnologia da informação representa uma maneira eficiente de pesquisa, constatou-se que ela pode auxiliar o ensino-aprendizagem de maneira eficaz, moderna, e com o auxílio do professor, de forma mais veloz.


Texto completo: PDF