Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVIII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Pesquisa de Clima Organizacional: uma Proposta de Utilização em uma Rede de Postos da Serra Gaúcha
André Bonatto, Fabio Teodoro Tolfo Ribas, Verena Alice Borelli

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta importantíssima para a utilização das organizações. Através dela podem-se coletar dados junto aos colaboradores, os quais podem fornecer informações fundamentais sobre a percepção dos mesmos em relação aos diversos fatores que afetam seu desempenho tanto individuais como coletivos. O presente artigo possui como objetivo principal propor um modelo de avaliação de clima organizacional para uma Rede de Postos de Combustíveis atuante na Serra Gaúcha. Para tanto, foi necessária a compreensão dos conceitos teóricos de cultura organizacional, clima organizacional e as suas características, para que assim fosse possível confeccionar tal modelo. A metodologia utilizada para a realização da presente pesquisa foi o estudo de caso de natureza descritiva explicativa e com base qualitativa com uma amostra composta por dezesseis respondentes, os quais representam 8% do universo de pesquisa. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário o qual dividia-se em áreas que tratavam o perfil dos entrevistados; aspectos de relacionamento interno, desenvolvimento profissional, liderança e superiores, imagem da empresa, ambiente físico de trabalho, planejamento do trabalho e remuneração; satisfação, lealdade e motivos com questões afirmativas baseadas na Escala de Likert. Após a tabulação dos dados identificou-se as diferentes percepções dos respondentes da pesquisa no que diz respeito ao clima organizacional, onde destaca-se que os resultados encontrados poderão servir como norteadores para a composição de um novo modelo de pesquisa de clima organizacional na empresa pesquisada ou a utilização do modelo proposto aos demais funcionários da empresa, podendo assim garantir o conhecimento do clima organizacional da mesma, gerando as ações necessárias para a melhoria de cada área pesquisada.


Texto completo: PDF