Tamanho da fonte:
A Comunicação Interna em uma Empresa Prestadora de Serviços de Saúde e sua Influência no Comprometimento Organizacional
Última alteração: 2018-11-05
Resumo
A comunicação é um fator de importância para o desempenho das organizações, pois está relacionada à reputação da empresa e à maneira com que ela se relaciona com seus públicos. A comunicação interna é um elo entre as partes, ela é composta por ferramentas que levam os funcionários a conhecerem e serem informados sobre o que está acontecendo na empresa. Para que os funcionários comprometam com seu trabalho, é necessário que recebam informações que os permitam compreender os processos e objetivos da empresa. Portanto, este artigo tem como objetivo avaliar as contribuições da comunicação interna para o desenvolvimento do comprometimento dos funcionários. A metodologia proposta é uma pesquisa de natureza qualitativa, de nível exploratório. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista individuais em profundidade com funcionários de uma prestadora de serviço da Serra Gaúcha. Identificou-se que a comunicação interna causa impacto no comprometimento do funcionário e ocupa um lugar importante na estrutura organizacional. Dentre as dificuldades enfrentadas pelos entrevistados, destaca-se a falta de comunicação entre os setores. Os respondentes também mencionaram os principais programas e canais de comunicação existentes na empresa, a eficácia das estratégias e os benefícios da comunicação empresarial.
Texto completo:
PDF