Última alteração: 2018-11-05
Resumo
O marketing pessoal consiste em uma série de ações planejadas que visam o desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional do indivíduo, exaltando seus pontos fortes e melhorando suas deficiências. O presente estudo objetiva avaliar a percepção dos profissionais de recursos humanos (RH) que se envolvem com o recrutamento e seleção de candidatos a vagas de emprego, acerca do assunto marketing pessoal, mais precisamente sobre sua importância e aplicabilidade. Para tal, realizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva, de cunho quantitativo, onde foram aplicados questionários à 70 empresas com 30 ou mais funcionários, localizadas nas cidades de Garibaldi, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves, no estado do Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos mostraram, de maneira geral, que o RH julga ser relevante a importância e aplicabilidade do marketing pessoal no ambiente empresarial, sendo considerado um diferencial competitivo atrelado ao sucesso. Entretanto, no dia-a-dia percebe-se que o marketing pessoal ocasionalmente é utilizado. Além disso, é percebido pelos respondentes como sendo a promoção da imagem do indivíduo através da sua higiene pessoal juntamente com o seu comportamento/conduta.