Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVIII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Sala de Aula Invertida na Metodologia do Conhecimento: um Estudo Bibliométrico dos Anos de 2008 a 2018.
Luis Fernando Moreira, Daniel Daniel Faturi e Silva, Eberson Eberson Cordeiro de Almeida, Pelayo Pelayo Munhoz Olea

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


Nos últimos anos, foi possível observar mudanças nas metodologias de ensino, ciência e tecnologia, devido às transformações educacionais e culturais. Com a informação e comunicação presente na vida dos discentes, é comum encontrar alunos com dificuldades de absorção do aprendizado, logo o docente não pode ficar afastado dessa realidade. O documento teve como objetivo apresentar os resultados de um estudo bibliométrico que buscou identificar o perfil dos artigos científicos na base de dados Scopus sobre o termo sala de aula invertida, no período de 2008 a 2018. Para a realização deste artigo, foi executada uma pesquisa descritiva quantitativa; quanto ao procedimento metodológico, foi de tipo bibliométrico. Para a organizar as informações, foi utilizada uma tabulação de dados no software Excel, e para geração do cluster de palavras, o software VOSviewer. Nos resultados bibliométricos com o termo sala de aula invertida publicados na base Scopus, nos anos de 2008 a 2018, percebeu-se um número reduzido de artigos, totalizando 163 publicações, além do levantamento apurado de todas as principais expressões utilizadas, com auxílio do software VOSviewer, para retirar e analisar o cluster de palavras visualizando os principais termos do referente estudo.

Texto completo: PDF