Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVIII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Reputação Corporativa e Valor da Marca como Determinantes da Performance de Marca: uma Análise em Operadoras de Telefonia Móvel
Carmila Noele Gialdi, Júlia Basso Gasparetto, Luan Hoffmann da Cruz, Maria Emilia Camargo, Marta Elisete Ventura da Motta

Última alteração: 2018-11-05

Resumo


A reputação corporativa, que é a percepção das ações passadas de uma empresa, e o valor da marca, que serve como distinção e diferenciação de uma empresa, produto ou serviço de outros concorrentes são considerados determinantes importantes da performance de determinada marca. Nesta pesquisa, o valor da marca será estudado, através do construto de lealdade à marca, que determina a promessa dos consumidores de comprar novamente um produto ou serviço; da qualidade percebida, que resulta do julgamento do consumidor, realizado através de comparações feitas entre suas expectativas e percepções do desempenho e, por fim, do construto consciência da marca, que serve como base para entender como os consumidores associam a marca aos produtos que pretendem comprar. Neste sentido, a fim de verificar como a reputação corporativa e o valor da marca das duas maiores operadoras de telefonia móvel do Brasil influenciam na sua performance, foi realizado um levantamento (survey) com uma amostra de 156 estudantes de Administração e Ciências Contábeis de uma Universidade com sede na cidade de Caxias do Sula. A análise descritiva mostrou que, de modo geral, os clientes veem sua operadora com destaque no mercado, mas não a enxergam preocupada com eles.


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