Última alteração: 2018-11-05
Resumo
Este estudo ressalta a relevância do atendimento de qualidade e como esse ponto é um fator essencial para a fidelização do cliente. Foram analisadas as influências das estratégias de bom atendimento de três empresas do setor moveleiro de Antônio Prado, como um fator de fidelização de clientes. Foi adotada a metodologia mista, composta em duas etapas, sendo a primeira uma pesquisa qualitativa e a segunda uma pesquisa quantitativa. A técnica utilizada para a pesquisa qualitativa foi a entrevista semi-estruturada, sendo entrevistados três empresários do ramo moveleiro. Já para a pesquisa quantitativa, foi utilizado o instrumento de coleta de dados sugerido por Rozzett e Demo (2010). O instrumento dividido em dois blocos possui 26 questões, a serem respondidas por meio de uma escala do tipo Likert. Além destas, os entrevistados foram convidados a responder o nome da empresa à qual suas respostas se referem, bem como o tempo de compra desta empresa. Foi possível identificar as estratégias de atendimento ao cliente das empresas entrevistadas, analisar as características inerentes à fidelização dos clientes do setor, bem como as características da satisfação dos clientes. Poderá se observar as particularidades de cada empresa entrevistada e como seus parâmetros giram em torno do cliente.