Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVIII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Gamificação: a Proposição de um Modelo para Aplicação nas Empresas
Anieli Della Giustina Salami, Eduardo Robini da Silva, Priscila Bresolin Tisott, Deise Taiana de Ávila Dias, Pedro Bocchese

Última alteração: 2018-11-08

Resumo


A gamificação é um termo recente que surgiu do inglês “gamification”, e é usado por organizações e por educadores, ano após ano ela vem sendo estudada e aprimorada para uma melhor utilização. Ela pode ser usada em diversos ambientes, e está mesmo que não a perceba. A gamificação, necessariamente não precisa ser digital, pode ser analógica, em sistemas de check-in, em compras com descontos, metas atingidas, em sistemas com bonificações. No estudo presente foi desenvolvida uma proposição de gamificação a ser aplicada no setor comercial de uma empresa. Ela possui um sistema de metas com níveis gradativos a serem alcançados pelos vendedores, para posteriormente serem bonificados. Sendo assim, os objetivos específicos, foram: revisar a literatura acerca do conceito de gamificação na área comercial; identificar, a partir da revisão da literatura, elementos da gamificação que estejam presentes no dia-a-dia das empresas; e propor um modelo de aplicação do conceito de gamificação na área comercial. Com a revisão da literatura pude obter elementos de gamificação presentes no dia-a-dia das empresas, também obtive respostas para assim desenvolver uma proposição de gamificação a ser aplicada na área comercial de uma empresa.


Texto completo: PDF