Última alteração: 2018-11-07
Resumo
Diante do mercado competitivo, neste estudo discutiram-se as condições relevantes para o crescimento das indústrias vinícola dentro das próprias marcas. Muito se discute o avanço de novas tecnologias, os processos de desenvolvimento de produtos que permitem que muitos fabricantes ofereçam ao mercado produtos que apresentam as mesma especificações técnicas resultando em padrões de qualidade semelhante. Uma marca passa então a significar não somente o produto real, mas incorpora um conjunto de valores e atributos que contribuem para diferenciá-la daqueles que são similares. Assim, o objetivo geral do estudo foi analisar as características do desenvolvimento de marca própria em organizações do setor vinícola de Antônio Prado. Como procedimentos metodológicos, este estudo caracteriza-se com uma pesquisa qualitativa explorária, como técnica de análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo. Percebeu-se que os dirigentes das empresas de Antônio Prado atingem a capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes. Por meio do estudo realizado nota-se que a marca própria leva a empresa a gerar mais rentabilidade do que empresas que produzem produtos de outras organizações. Além do mais as oportunidades são maiores no faturamento que pode ser essencial para a sobrevivência entre as empresas.