Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVIII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Uso Estratégico do Design de Serviço em Startups: Uma Análise da Visão dos Empreendedores Digitais
Marcelo Bacca Camargo, Mayara Pires Zanotto, Ana Cristina Fachinelli

Última alteração: 2018-11-06

Resumo


A quantidade de empresas denominadas startups vem crescendo significativamente, devido seus modelos de serviços e produtos inovadores. Contudo, uma característica marcante deste mercado é o alto risco em relação aos modelos de negócio adotados, e estudos têm apontado que cerca de 80% dessas empresas fracassam. O presente artigo tem como objetivo analisar o uso de design nas startups do estado do Rio Grande do Sul. O método consistiu em entrevistas com sócios de startups afim de identificar a visão dos empreendedores sobre a importância do uso do design no processo de ideação e modelagem dos serviços em suas empresas. Aplicando a análise de conteúdo destes dados, pode-se identificar padrões de aplicabilidade, o impacto que o design pode gerar, e motivos pelos quais é deixado em segundo plano.

Texto completo: PDF