Última alteração: 2017-10-27
Resumo
O endomarketing trata-se de um instrumento de extrema importância para as organizações, pois com ele o colaborador pode fortalecer o relacionamento, compartilhar objetivos, sentir-se motivado e satisfeito com o seu ambiente de trabalho, para que ocorra o comprometimento no alcance de metas e objetivos organizacionais. Neste contexto, as organizações necessitam desenvolver ações focadas no bem estar de seus colaboradores, o que consequentemente, melhora a produção e a capacidade intelectual das equipes. O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre as ações de endomarketing e a satisfação no trabalho em uma Instituição de Ensino Superior (IES), localizada no sul do Brasil. Contudo, analisa-se as diferentes ferramentas de endomarketing e o impacto percebido pelo corpo docente e administrativo da IES com o uso destas ferramentas de comunicação. A metodologia utilizada tratou-se de duas fases distintas, porém, complementares. Na primeira etapa ocorreu uma pesquisa qualitativa e exploratória por meio de um grupo focal. Na segunda etapa realizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva. Os resultados destacam que as práticas de endomarketing adotadas na IES apresentam índices significativos ligados à satisfação dos colaboradores, e que estes índices tem relação com as ações desenvolvidas.