Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Empreendedorismo e Inovação e sua Perspectiva com o Ensino
Alessandro Becker, Eliana Andrea Severo, Julio Cesar Ferro de Guimarães

Última alteração: 2017-10-27

Resumo


O ensino de empreendedorismo e inovação pode contribuir no processo de formação do perfil empreendedor, influenciando a abertura de empresas e possibilitando uma melhoria de gestão organizacional. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar o empreendedorismo e inovação e sua perspectiva com o ensino, por meio de uma pesquisa sistemática na base de dados Scopus. A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Os resultados destacam que incentivar o empreendedorismo tornou-se um tema de alta prioridade nas práticas de ensino aprendizagem. As atividades empreendedoras estão sendo consideradas como uma força motriz da inovação. Consoante isso, destaca-se que o ensino de inovação é uma das formas de potencializar as características empreendedoras dos estudantes universitários, contribuído para economia local, ocasionado a abertura de novos negócios e a geração de renda.


Texto completo: PDF