Última alteração: 2017-10-26
Resumo
A consciência ambiental, o consumo sustentável e a responsabilidade social vêm ganhando destaque na literatura, em virtude de seus benefícios para pessoas, empresas e meio ambiente. Nesse contexto, o estudo tem com objetivo analisar a consciência ambiental, o consumo sustentável e a responsabilidade social por meio de uma pesquisa sistemática na Revista Metropolitana de Sustentabilidade, e na Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Os resultados destacam que as temáticas de consciência ambiental e consumo sustentável vem sendo discutidas em diversos setores da economia, isso demonstra que a sociedade está preocupada com a manutenção dos recursos naturais, e o impacto ambiental negativo, o qual é causado tanto pela ação humana, como das organizações. A responsabilidade social está pautada nas ações sociais desenvolvidas para os colaboradores e a comunidade, podendo trazer benefícios para as empresas, como a melhoria de sua imagem perante os stakeholders, satisfação dos colaboradores e melhoria da qualidade de vida das pessoas.