Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Estratégia de Produção Alinhada à Estratégia Corporativa: Estudo de Caso
Fernanda Rizzon, Janine Bertelli, Andressa Daiane Tormen, Paulo Fernando Pinto Barcellos

Última alteração: 2017-10-26

Resumo


O presente estudo tem por objetivo determinar se há alinhamento estratégico competitivo entre a estratégia de produção e a estratégia corporativa de uma unidade de negócio fabricante de utilidades plásticas térmicas, pertencente a um grupo empresarial, instalada na Serra Gaúcha. A fim de atender a esse objetivo, foi desenvolvido um estudo de caso na referida unidade de negócio onde foram entrevistados cinco funcionários, atuantes em diferentes setores, por meio de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas buscaram encontrar fatores determinantes do alinhamento da estratégia de produção desenvolvida à estratégia corporativa, desde fatores estruturais e infraestruturais até fatores referentes ao relacionamento com clientes e fornecedores. Os resultados encontrados demonstraram que há alinhamento entre as estratégias de produção e a estratégia corporativa, principalmente no desenvolvimento de ações voltadas a estratégia de competição em baixo custo e que o alinhamento estratégico é um importante instrumento de gestão.

Palavras-Chave: Estratégia de produção, estratégia corporativa, alinhamento estratégico.

Texto completo: PDF