Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
A Visão Relacional na busca por Vantagem Competitiva: um Estudo de Caso
Thiago Andre Finimundi

Última alteração: 2017-10-26

Resumo


A visão relacional argumenta que uma empresa é incapaz de gerar vantagem individualmente, por meio de seus próprios recursos e capacidades. Este artigo objetivou avaliar se o emprego de um intermediário único para a integração logística numa relação diádica gera vantagem competitiva sob a ótica da visão relacional. Para tanto, foi conduzido um estudo de caso em uma empresa importadora, cujo operador logístico responsável pelos processos de armazenagem e distribuição do exportador é também um player global de agenciamento de cargas. Verificou-se a oportunidade de integrar a operação do operador logístico do exportador com o agente de cargas do importador. O procedimento técnico empregado foi pesquisa documental. Os resultados sugerem redução dos custos logísticos totais em 13,11%.


Texto completo: PDF