Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Comportamento do Consumidor de Consórcio de Imóveis
Marco Aurelio Subirana Maschio, Maria Emilia Camargo, Maria de Fatima Fagherazzi Pizzoli, Gabriela Zanandrea, Beatriz Lucia Salvador Bizotto

Última alteração: 2017-10-26

Resumo


Este estudo procurou identificar a percepção dos estudantes de diferentes cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado de uma Instituição de Ensino Superior da Serra Gaúcha em relação ao sistema de aquisição de imóveis por intermédio de cota de consórcio. Para tanto, a metodologia envolveu uma pesquisa de abordagem quantitativa descritiva, cuja obtenção dos dados ocorreu através de um questionário a 245 estudantes universitários buscando à percepção destes quanto à utilização do sistema de consórcio para compra de imóveis. Os resultados apontaram o processo de aquisição dos respondentes é fortemente influenciado por fatores culturais, sociais e psicológicos. Em relação aos fatores culturais, nota-se a soma dos valores, crenças e costumes que geralmente são transmitidos pela família. No aspecto social o consumidor está sob interação social onde evidencia uma fonte de informação, geralmente por indicação de amigos ou intermediários que influenciam no processo decisório. Por conseguinte, no aspecto pessoal, é considerado o ciclo de vida do consumidor, bem como, circunstâncias econômicas. Por fim, acredita-se que esse estudo contribui ao apresentar os aspectos relevantes no processo decisório de compra de um imóvel, bem como, demais condições que necessitam de maior atenção por parte tanto de pesquisadores quanto das empresas deste setor.


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