Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Aprendizagem, Comunicação, Liderança e Comprometimento Organizacional: Um Estudo no Grupo Beta
Mayara Pires Zanotto, Ana Cristina Fachinelli, Fabiano Larentis

Última alteração: 2017-10-26

Resumo


A aprendizagem organizacional foi abordada sob a perspectiva de um agente de mudança comportamental e atitudinal, com vistas ao seu caráter dinâmico e integrador, de valorização à tendência de que as mudanças ocorram de forma contínua, no âmbito individual, grupal e organizacional. A comunicação é um processo que não pode ser considerado apenas como a emissão e recepção de mensagens, em razão da complexidade da mente humana sustentar o processo, que constitui uma área vital nas organizações, abrangendo o diálogo com os públicos internos e externos da organização. A liderança configura-se como uma interação entre membros de um grupo, onde se faz necessária a estruturação ou reestruturação de situação e de percepções e expectativas dos membros. O comprometimento organizacional está atrelado ao engajamento das pessoas, e os funcionários engajados costumam agir em linhas consistentes de atividades, o que denota seu comprometimento. O objetivo deste artigo foi verificar a relação entre AO, CI, liderança e CORG. Na lógica de um estudo de caso, que adotou a triangulação de dados e de fontes, e em uma abordagem quantitativa, com objetivos exploratórios e descritivos o estudo foi desenvolvido. Os resultados indicam a existência de uma comunicação verticalizada, com ausência de feedback e uso restrito de ferramentas de comunicação. O principal tipo de comprometimento encontrado foi o afiliativo, que remete ao sentimento de pertença que os funcionários têm para com a organização. A liderança, originalmente trabalhada como orientada ao relacionamento e a tarefa mostrou-se unificada e com uma boa confiabilidade interna. A aprendizagem que teve maior representatividade foi a grupal, o que evidencia a importância da comunicação e a liderança possuem no contexto organizacional. As limitações do estudo concentram-se em não ter sido realizada uma etapa qualitativa com os funcionários, o que ampliaria a compreensão acerca do cenário encontrado. Sugere-se que pesquisas futuras repliquem o estudo na lógica de pesquisa-ação, e que sejam consideradas as perspectivas teóricas da cultura organizacional.

Palavras-chave: Comunicação Organizacional. Comunicação Interna. Aprendizagem Organizacional. Comprometimento Organizacional. Liderança.


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