Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Representante comercial versus vendedor externo: Um estudo sobre a diferenciação destes profissionais em empresas do ramo frigorífico
Marisa da Cruz de Oliveira, Giancarlo Dal Bó, Willian Diehl, Adriane Bruchêz

Última alteração: 2017-10-26

Resumo


O presente artigo visa diferenciar o representante comercial do vendedor externo. Por exercerem as mesmas funções, são muitas vezes confundidos. Em frigoríficos distintos foram analisadas estas duas classes e com isto diagnosticou-se vantagens e desvantagens dos mesmos. Foi realizada uma pesquisa quantitativa com clientes, através de uma survey, para averiguar sua percepção sobre a diferenciação entre estes profissionais em termos de atendimento. Adicionalmente, foi realizada uma pesquisa qualitativa com os gestores, apontando vantagens e desvantagens percebidas entre vendedores e representantes. Ao final, foram identificadas diferenças entre os mesmos e elencadas considerações sobre o tema, visando contribuir na gestão comercial destas organizações. Embasado em pesquisas anteriores, conclui-se que foram obtidos bons resultados, pois os clientes desconhecem a diferença entre o representante e vendedor, mas estão satisfeitos com os atendimentos dos frigoríficos. Essa satisfação pode ser medida através da resposta dos clientes que compram há mais de três anos do mesmo frigorífico, a qual teve maior porcentagem. Os gestores entrevistados demonstraram conhecer muito bem o perfil de seus profissionais e estão satisfeitos com a categoria escolhida. Isto demonstra que existem vantagens e desvantagens em ambos os perfis, cabendo aos gestores tomar a decisão dependendo do contexto em que suas empresas estão inseridas.

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