Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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A Estratégia de Captação de Receitas Bancárias: uma Análise de Três Instituições Financeiras Brasileiras
Munique Rech, Tiago Novaes, Taís Araldi Reichert, Paulo Fernando Pinto Barcellos

Última alteração: 2017-10-27

Resumo


As fontes de receitas do setor bancário advêm do fornecimento de produtos e serviços aos consumidores e da intermediação financeira. A teoria das opções reais, que liga a estratégia a finanças, se apresenta como alternativa para auxiliar na decisão sobre investimentos, bem como, ações para obtenção da receita supracitada. Ante ao exposto, através de um estudo quantitativo, buscou-se verificar a evolução das receitas com intermediação financeira e receitas com produtos e serviços de três bancos de capital parcialmente público, nos anos de 2002 a 2015, comparando-as. Os valores foram obtidos através das demonstrações financeiras destas organizações, e foram corrigidos pelo Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M). A estatística descritiva foi realizada através do software IBM SPSS Statistics na versão 20.0. Verificou-se que houve um aumento real da receita originada da concessão de crédito das três instituições, as quais foram denominadas Banco A, Banco B e Banco C, de 84,51%, 175,64% e 244,85% respectivamente no período analisado. As receitas com produtos e serviços apresentaram reduções de 62,99% no Banco A e 3,49% no Banco B, e crescimento de 65,89% no Banco C. Isso demonstra que a estratégia de obtenção de receitas das instituições analisadas está focada na concessão de crédito.


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