Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Conhecimento Tácito na Academia: Um Estudo Aplicado a Alunos das Ciências Sociais
Bárbara Ferrari Erlo, Rudicler Belém, Mayara Pires Zanotto, Ana Cristina Fachinelli

Última alteração: 2017-10-27

Resumo


Para entender o processo de criação do conhecimento na academia, é necessário entender o conhecimento tácito e explícito no indivíduo. O Experimento é uma replicação de um estudo sobre o conhecimento tácito acadêmico usando a escala desenvolvida e administrada em uma universidade israelense (A. Somech & R. Bogler, 1999). Sugere-se que em estudos futuros, a escala seja aplicada com alunos de diversas áreas do conhecimento com o objetivo de verificar se o conhecimento tácito está atrelado ao tipo de aprendizagem por área do conhecimento que os indivíduos têm em seu processo de aprendizagem. Quanto à amostragem, foi utilizado o critério estabelecido por Hair Jr. et al. (2009), tendo sido considerados de 3 a 5 respondentes por variável, exceto as questões sociodemográficas, tendo sido obtida uma amostra de 166 respondentes, estudantes da graduação de uma universidade da Serra Gaúcha na área das ciências sociais. O presente estudo demonstra uma contribuição acadêmica, adaptação e validação de uma escala que trata a identificação de dimensões no entendimento da aquisição do conhecimento tácito e dar continuidade em um fluxo de pesquisa para testar o modelo. Os resultados deste estudo fornecem suporte para a multidimensionalidade de conhecimento tácito.


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