Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Contabilidade de Custos: Viabilidade Econômico-Financeira de Implantação de uma Nova Linha de Produtos
Miguel Lorenzetti, Marta Elisete Ventura da Motta, Alice Munz Fernandes, Maria Emilia Camargo, Beatriz Lucia Salvador Bizotto

Última alteração: 2017-10-27

Resumo


A contabilidade de custos auxilia no processo de tomada de decisão gerencial, bem como proporciona a definição de estratégias e técnicas que minimizam os gastos da empresa e maximizam seu retorno econômico-financeiro. Com vistas a isso, a investigação realizada teve por objetivo identificar se os custos de produção de sorvetes e picolés em uma micro empresa são influenciados pela implantação de uma nova linha de produtos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, por meio de um estudo de caso, cujos dados foram coletados inicialmente por meio de uma pesquisa de mercado, para qual empregou-se uma survey com corte transversal, e posteriormente uma análise documental. O objeto de investigação consistiu em uma micro empresa de comestíveis gelados localizada na cidade de Vacaria/RS. Os resultados obtidos demonstraram que a implantação do novo produto maximizaria seu lucro em 63,67%. Identificou-se também que a implantação desse produto não interferiria no custo dos demais produtos da empresa, de modo que incorporá-lo ao mix de produtos refletiria em retornos econômico-financeiros para a organizaçã  e consistiria em uma técnica de diferenciação por ofertar algo inovador para o mercado regional ao qual está inserida.


Texto completo: PDF