Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Relação entre o Compartilhamento do Conhecimento e a Comunicação Interna em um Hospital da Serra Gaúcha
Fabiane Dolinski, Mayara Pires Zanotto, Ana Cristina Fachinelli, Fábio Eberhardt Teixeira

Última alteração: 2017-10-26

Resumo


Atualmente, o maior problema identificado pelas empresas de todos os ramos de negócio é a comunicação organizacional. A falha no setor de comunicação configura um ambiente frágil à melhoria contínua, o que se mostra o ponto principal para o processo de produção enxuta, pois as ações não se consolidam e automaticamente criam um ambiente oscilante e que denota instabilidade do sistema. Na área da saúde não é diferente, pois a questão relacionada a comunicação é tão ou mais ainda importante, pois além da matéria-prima e insumos necessários para a realização das atividades, a maior parte do trabalho é proveniente de comunicação verbal, seja clientes, fornecedores internos ou externos ou com pacientes. Junto com isso, se percebe que muito dos conhecimentos das pessoas das instituições, acabam se perdendo, pois com saída ou mudança de trabalho de alguns funcionários, não se consegue passar de forma eficaz o método utilizado e por quais razões é realizado da forma atual. Com estas questões, este trabalho realiza uma pesquisa para identificar pontos de falha na comunicação que geram o não compartilhamento do conhecimento, ou por muitas vezes a falta do compartilhamento do conhecimento pode gerar a falha na comunicação. A pesquisa se configura como quantitativa, com objetivos exploratórios e descritivos, viabilizada pela aplicação de uma escala do tipo Likert com 39 variáveis. Os principais resultados apontam que as ferramentas de comunicação não são o ponto frágil do hospital estudado, pois as pontuações geradas nesta parte da pesquisa são favoráveis. Porém os pontos de comunicação formal e informal são os que mais demonstram fragilidade, o que indica uma oportunidade para desenvolver um trabalho com a equipe. Por fim, os funcionários demonstram que conseguem compartilhar os seus conhecimentos, porém para que isso se transforme em melhoria é necessário que o gestor esteja presente e disponível a escutar e auxiliar na busca pela melhoria dos processos. Como limitações do estudo, pode-se citar a realização com uma amostra e não a população do hospital. Para estudos futuros, sugere-se analisar a dimensão de liderança e cruzar com os demais construtos estudados.

Palavras-chave: Comunicação Interna. Conhecimento. Compartilhamento do Conhecimento.


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