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Dimensões do Comprometimento Organizacional: uma Avaliação Empírica
Última alteração: 2017-10-27
Resumo
O objetivo geral deste estudo foi verificar as percepções de colaboradores dos setores de indústria, comércio e serviço de Caxias do Sul com relação ao comprometimento organizacional, segundo as dimensões afetivas, instrumental e normativa propostas por Meyer e Allen (1991). O método utilizado para essa pesquisa foi quantitativo de caráter descritivo, através de um questionário que aborda as três dimensões do comprometimento organizacional proposto por Meyer e Allen (1991) e validado por Medeiros e Enders (1998) e por Bandeira, Marques e Veiga (1999). A amostra foi composta por 189 colaboradores dos setores de indústria, comércio e serviço de Caxias do Sul. A amostragem foi não probabilística por fácil acesso. Como resultados obtidos, foram caracterizados os participantes da pesquisa conforme as suas dimensões demográficas e funcionais, analisou-se as dimensões do comprometimento organizacional (comprometimento afetivo, normativo e instrumental). Foram identificadas as dimensões do comprometimento organizacional conforme a percepção dos participantes da pesquisa, bem como as relações entre as dimensões do comprometimento organizacional e as características demográficas e funcionais dos participantes da pesquisa.
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