Última alteração: 2016-10-26
Resumo
Existem muitas categorias de produtos e serviços, mais poucas delas despertam o real interesse dos profissionais desta área como o Mercado de Luxo. Este interessante e sedutor nicho de consumo chama atenção pelos seus mistérios e significados visuais, emocionais e inclusive subliminares que envolvem este tema. Este trabalho tem por objetivo descrever aspectos motivacionais e comportamentais dos consumidores de produtos e serviços de salões de alto padrão de Caxias do Sul. Para atingir o objetivo, foi construído um referencial teórico, a seguir foi aplicada uma pesquisa qualitativa com perguntas em profundidade com 3 experts. A segunda parte do trabalho compreendeu uma pesquisa quantitativa, com 152 respondentes caxienses consumidores, visando descrever suas atitudes, motivações e comportamento de consumo. O estudo identificou cinco fatores com variedade de perfis em relação ao luxo: a Auto Realização, Exclusividade, Exibição de Status, Influência Cultural, Experiência Individual, os quais estão relacionados ao consumo de luxo.