Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Sustentabilidade e Aprendizagem Individual: Um Estudo com Estudantes e Profissionais da Área da Arquitetura e Urbanismo da Serra Gaúcha
Mayara Pires Zanotto, Verena Alice Borelli, Flávia Gubert, Fabiano Larentis

Última alteração: 2016-10-26

Resumo


A sustentabilidade vem sendo considerada um assunto pertinente e presente na sociedade, visto impacta diretamente no cotidiano, se tornando uma preocupação tanto individual quanto coletiva. As questões ambientais possibilitam o acesso à conhecimentos e habilidades presentes na aprendizagem individual, o que impacta na formação e atuação dos profissionais da área de arquitetura e urbanismo. O objetivo do estudo foi compreender a influência do enfoque da sustentabilidade nos processos de aprendizagem individual dos profissionais formados ou em processo de formação da área de Arquitetura e Urbanismo da Serra Gaúcha. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, com abordagem quantitativa, e objetivo exploratório. A pesquisa tipo survey propõe 26 variáveis, que avaliaram as dimensões sócio-ambientais e de aprendizagem individual. Os resultados demonstram que a sustentabilidade é um tema tratado de forma subjetiva dentro do contexto, e que, portanto, não foi identificada como diferencial na formação dos profissionais. Os aspectos de aprendizagem em nível individual, onde predomina a aprendizagem formal também foram evidenciados.

 

Palavras-chave: Sustentabilidade. Aprendizagem Organizacional. Aprendizagem Individual. Sócio-Ambiental.


Texto completo: PDF