Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Percepção dos Gestores Acadêmicos das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul sobre o Programa Ciência Sem Fronteiras
Graziela Pereira, Priscila Bresolin Tisott, Verena Alice Borelli, Roberto Birch Gonçalves, Maria Emilia Camargo

Última alteração: 2016-10-27

Resumo


A internacionalização do ensino é uma realidade que, a cada dia, traz mais oportunidades para as instituições de ensino superior. No Brasil, o programa Ciência sem Fronteiras destaca-se por oportunizar a internacionalização do ensino, por meio da mobilidade acadêmica internacional. Assim, este trabalho teve por objetivo geral analisar a percepção dos gestores acadêmicos das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul sobre o programa Ciência sem Fronteiras. Para tanto, foram realizadas entrevistas em profundidade com seis gestores de relações internacionais de Instituições de Ensino Superior localizadas na Serra Gaúcha e na região Metropolitana de Porto Alegre. As entrevistas foram transcritas e analisadas, gerando resultados como a falta de mecanismos de avaliação do programa e a falta de mecanismos de socialização formais, que impedem o desenvolvimento do Programa no Brasil. Além disso, os principais motivadores citados são o aprimoramento da língua estrangeira e o aprimoramento da carreira. Como principais dificuldades, surgem a barreira linguística e a questão financeira, que impedem a participação de alguns alunos. Ademais, as instituições percebem benefícios somente para o aluno com a participação no Programa.

 


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