Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Assédio Moral e o Papel da Gestão de Pessoas: Estudo em Uma Empresa de Serviços
Renata Alano dos Santos, Valter Marcos Monteiro Fortes, Paula Patricia Ganzer, Cassiane Chais, Adrieli Alves Pereira Radaelli, Alfonso Augusto Fróes d'Avila, Pelayo Munhoz Olea, Eric Charles Henri Dorion

Última alteração: 2016-10-26

Resumo


A pesquisa teve por objetivo a analisar o papel dos líderes nas organizações, no gerenciamento das situações que se caracterizam como assédio moral e quais as estratégias da gestão diante destes fatores que podem condicionar o clima organizacional. O foco central foi analisar a percepção e a postura dos gestores em relação ao assédio moral e a forma como interagem com estas situações, seja ela no nível vertical (descendente ou ascendente), horizontal e misto, bem como coletivo (praticado por vários colaboradores). Na literatura, pesquisas trazem uma visão dos funcionários que são assediados no ambiente de trabalho por situações de assédio moral descendente, ou seja, quando a vítima é assediada por sua chefia. Quanto ao método, a pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa exploratória desenvolvida por meio de um estudo de caso. A coleta de dados foi por meio de entrevistas individuais em profundidade. Os dados foram analisados a partir da técnica análise de conteúdo, textualmente, identificando-se os pontos de convergência e divergência entre os entrevistados. A partir das análises foi possível concluir que há pontos comuns e dissonantes na abordagem do problema, bem como o papel que a liderança exerce frente às situações de assédio moral no ambiente corporativo.

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