Última alteração: 2016-10-26
Resumo
Os professores do ensino superior têm dificuldade em atrair os alunos e mantê-los focados na sala de aula, pois estes estão dispersos no grande volume de informação disponível, pelos diferentes meios tecnológicos. Frente a este problema, as Instituição de Ensino Superior, devem buscar meios para auxiliar o professor no exercício da profissão, bem como implantar programas de ensino com o efetivo envolvimento do aluno na aprendizagem. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar o processo de formação docente no curso de Mestrado em Administração, com o uso de metodologias ativas de aprendizagem, bem como descrever os resultados das práticas pedagógicas utilizadas na disciplina de Seminário de Docência. Esta pesquisa classifica-se como qualitativa, descritiva, desenvolvida a partir de um estudo de caso. Como resultados, os entrevistados reconhecem que a Active Learning incentiva a autonomia do aluno para a construção do conhecimento e desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais. Destaca-se que na formação docente os estudantes de mestrado, produziram 16 casos de ensino em 2015, dos quais 12 foram publicados em eventos e periódicos qualificados.