Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Gestão de Micro e Pequenos Empreendimentos: Uma Visão Sistemática
Alice Munz Fernandes, Michel Gehlen Bassani, Rejane Remussi, Eric Charles Henri Dorion

Última alteração: 2016-10-26

Resumo


Este estudo objetivo identificar a percepção do micro e pequeno empreendedor quanto à gestão de seu negócio. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva por meio de um estudo de caso, cujo objeto consistiu no projeto Negócio a Negócio desenvolvido pelo SEBRAE. Os dados foram coletados por meio de uma survey, abordando questões relacionadas a finanças, mercado, planejamento, organização e pessoas. Adotou-se como procedimento de análise multivariada de dados, a fatorial, cujos resultados demonstraram a atenção dispensada à qualificação, viés de melhoria do negócio, assim como compreensão de interdependência de todas as áreas da empresa.


Texto completo: PDF