Última alteração: 2016-10-27
Resumo
As redes de colaboração científica são formadas quando dois ou mais pesquisadores cooperam através da troca de conhecimentos e experiências e esta troca resulta em uma publicação. A análise de redes sociais é uma ferramenta utilizada para descrever as relações que acontecem nas interações entre os indivíduos. Entender como estas relações acontecem nas universidades é o primeiro passo para o crescimento da produção científica, pois a formação de futuros pesquisadores parte delas. O objetivo deste estudo foi traçar o perfil da rede de colaboração científica dos professores permanentes do programa de pós - graduação em administração da Universidade de Caxias do Sul. Para a realização da pesquisa optou-se por um estudo exploratório de caráter qualitativo com dados coletados na Plataforma Lattes-CNPQ, e da aplicação de pesquisa quantitativa através dos softwares Ucinet e Netdraw, sendo os dados apresentados através da pesquisa descritiva. Os resultados da análise da rede apresentaram densidade de 48,35%, como ator central da rede o ator MC com centralidade de 11.000 e como nó solto o ator GV.O grau de intermediação concentrou-se nos nós MC, PO, ED com os respectivos percentuais de 11,5%, 9,6% e 8,3%. O ator MC apresentou o melhor grau de proximidade com distância de 27.000.