Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Cultura de Aprendizagem: Um estudo aplicado a alunos de Administração
Mayara Pires Zanotto, Patrícia Saraiva Seben, Fabiano Larentis, Maria Emilia Camargo

Última alteração: 2016-10-27

Resumo


A aprendizagem organizacional, enquanto um processo, pode ser estimulada e desenvolvida, o que promove um ambiente de cultura de aprendizagem, sendo um elemento chave no desempenho organizacional. As organizações que promovem em seus funcionários uma cultura de aprendizagem, tendem a manter a aprendizagem organizacional na memória organizacional, ainda que o indivíduo que tenha adquirido o conhecimento não permaneça na empresa. Fatores como o diálogo, trabalho em equipe, estímulo ao comportamento pró-ativo e à uma visão global da empresa em que o funcionário pertence, fazem com que este ambiente de aprendizagem prospere, impactando no desempenho organizacional. Para mensurar como estes dois construtos se validam quando aplicados à diversos setores aos quais pertenciam os entrevistados, a escala D-loq A foi utilizada, demonstrando que os traços da cultura de aprendizagem se sobressaem em alguns aspectos, enquanto a falta de informação, causada propositalmente ou não pelas organizações, impede que os funcionários compreendam o sistema organizacional como um todo. Referente ao método, foram utilizadas análises uni e multivariadas, tendo como técnica principal a análise fatorial, que reduziu as 27 questões em 23 variáveis, agrupadas em 4 fatores, distintos do estudo tomado por base, contudo, que viabilizaram uma análise coerente ao ambiente observado, demonstrando que a cultura de aprendizagem e o desempenho organizacional estão relacionados no contexto estudado.

 

Palavras-chave: Cultura de Aprendizagem. Desempenho Organizacional. Aprendizagem Individual. Aprendizagem Organizacional.


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