Última alteração: 2016-10-27
Resumo
O storytelling visto como um fenômeno tem seus prós e contras, uma vez que o ato de contar histórias de forma intencional, ou não, pode influenciar outras pessoas. Este estudo teve como objetivo analisar o Storytelling sob a perspectiva do seu lado negativo, envolvendo tanto o contador de histórias como o ouvinte. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, objetivos exploratórios e descritivos e como estratégia de pesquisa um estudo qualitativo genérico. Para a seleção dos respondentes, buscou-se entrevistar gestores e empresários que atuavam nas organizações há pelo menos 10 anos, sendo estes participantes de setores distintos. Assim, pode-se identificar as práticas de Storytelling nos mais diversos contextos organizacionais, aumentando a diversidade de elementos que emergem nestes contextos. Logo, o número de entrevistados que compõe esta investigação totalizam 12 gestores e empresários. Dentre as contribuições deste estudo, destaca-se a reflexão sobre o aprofundamento da temática storytelling. Visto como um fenômeno foi possível identificar o que denominou-se como o lado negro do storytelling, isto é, buscou-se evidenciar o perigo que as histórias podem causar para as pessoas, não somente quando mal-intencionadas, mas também existem aspectos imprevisíveis que podem causar problemas futuros ao se contar uma história.