Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Identificação Geográfica Como Vantagem Competitiva Para A Formação De Um Cluster De Turismo
Guilherme Spiazzi dos Santos, Adriana Carvalho Pinto Vieira, Ricardo Pieri, Michele Domingos Schneider, Julio Cesar Zilli

Última alteração: 2016-10-27

Resumo


Considerando a possibilidade de união entre empresas do mesmo setor formando um cluster, o potencial natural de uma região e as benesses do registro de Identificação Geográfica para uma área delimitada, este estudo tem como objetivo identificar a possibilidade de formação de um cluster de turismo em uma área de identificação geográfica. Metodologicamente, quanto aos fins trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, descritiva e aplicada, e, bibliográfica, documental e de campo, quanto aos meios. A área de estudo foi a região dos Vales da Uva Goethe. O estudo caracterizou-se pela coleta de dados primários, por meio de entrevista não estruturada, e secundários, a partir da coleta de dados em documentos oficiais publicados. A análise dos dados foi qualitativa. Por meio desta pesquisa verificou-se que a área ainda carece de reconhecimento em nível estadual, mesmo contando com determinada estrutura de apoio ao turismo e características exclusivas. Porém, o interesse na formação de um núcleo de entidades privadas ligadas ao turismo, juntamente com a colaboração das prefeituras municipais e da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe pode pavimentar o caminho na formação de um cluster de turismo na região.


Texto completo: PDF