Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Aprendizagem Organizacional e o Storytelling: Em Busca de um Framework Conceitual
Eduardo Robini da Silva, Fabiano Larentis, Gabriela Zanandrea

Última alteração: 2016-10-27

Resumo


A literatura reconhece o papel da experiência e da reflexão como essencial para a aprendizagem. Contudo, ainda se observa uma carência de pesquisas abordando estes temas relacionados ao storytelling, haja vista, que o ato de contar histórias possibilita que experiências sejam mais facilmente explicitadas para o contexto organizacional. Baseado nesta afirmação, o objetivo deste ensaio teórico foi apresentar um framework conceitual que incorpora o storytelling como forma de aprendizagem organizacional através do processo de reflexão. Desse modo, os resultados deste estudo apontam que o storytelling contribui para o processo de reflexão, de modo que as histórias se tornam um meio de reflexão, onde os ouvintes são estimulados a refletirem pela experiência explicitada pelo storytelling. A reflexão final deste estudo reside nesta contribuição como uma forma de aprendizagem organizacional. Seguindo nesta linha de raciocínio, idealizou-se um framework contendo categorias que fundamentam como ocorre o processo de reflexão por meio do storytelling. Assim, a referida proposta contribuiu para o avanço do conhecimento sobre Aprendizagem Organizacional ao apresentar o storytelling como uma nova forma de aprendizagem organizacional, bem como, destacando os elementos de análise necessários para estudos sobre este tema.

Texto completo: PDF