Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Estratégia de Distribuição de Banda Larga nas Pequenas Localidades Não Atendidas pelas Grandes Operadoras de Telecomunicações-Estudo de Caso no Provedor Gigawire
Ricardo José Nascimento, Flavia Gubert, Bruno Ciconet, Paulo Fernando Pinto Barcelos

Última alteração: 2016-11-02

Resumo


A caracterização do perfil das grandes operadoras presentes no Brasil e um panorama do mercado nacional demonstram que a atuação dos pequenos provedores de Internet tende a se tornar cada vez mais relevante na sociedade. Percebe-se que muitas localidades afastadas dos centros urbanos não possuem acesso à internet devido a lacunas no atendimento das grandes operadoras do setor. Neste sentido, o objetivo desta análise foi caracterizar e compreender a estratégia de distribuição da banda larga nas deficiências deixadas pelas grandes operadoras de telecom nos mercados da serra gaúcha, por um pequeno provedor de acesso. Através de uma pesquisa aplicada, realizada em uma empresa provedora de serviços de banda larga, identificou-se as lacunas deixadas pelas grandes operadoras de telecom. As limitações deste estudo referem-se a fraglidade da pesquisa tendo em vista somente a visão de um pequeno provedor de acesso, proporcionando uma oportunidade de expansão desta pesquisa para demais localidades excluídas de acesso à banda larga.

Palavras-chave: Banda Larga, Internet, Programa Nacional de Banda Larga Brasileiro.


Texto completo: PDF