Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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A Comunicação Integrada de Marketing e sua colaboração para a conquista dos resultados empresariais
Renata Castilhos Mendes, Diego Luís Bertollo, Mayara Pires Zanotto, Maria Emilia Camargo

Última alteração: 2016-10-27

Resumo


A comunicação integrada de marketing pode ser um elemento estratégico capaz de que com sua utilização alcançar vantagens competitivas para as empresas. Este artigo vincula os conceitos de marketing e comunicação integrada de marketing (CIM) e tem por objetivo ressaltar a importância de usar um plano de comunicação integrada de marketing nas organizações como vantagem competitiva. O trabalho tem natureza teórica e foi baseado em pesquisa bibliográfica sobre o tema central. Em um primeiro momento busca-se definir conceitos de marketing e comunicação integrada de marketing. O plano de comunicação de marketing se faz um elemento essencial para as empresas sobreviverem no mercado, sempre buscando o lucro das mesmas, mercado este que cada dia está mais competitivo. Os estímulos em comunicação se tornam inaproveitável, caso as empresas anunciem seus produtos, sua marca e a si mesma sem planejamento e sem coesão entre todas as formas de comunicação. Ao final algumas questões de pesquisa são propostas para o aprofundamento do tema e possível pesquisa empírica.

Palavras-chave: CIM. Clientes. Comunicação. Relacionamento.


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