Última alteração: 2016-10-30
Resumo
A aprendizagem organizacional pode ser o principal meio de obter a renovação estratégica de uma empresa. Ocorrem mudanças constantes no ambiente empresarial e há necessidade de adaptação organizacional às estas diversas transformações. A aprendizagem formal é acompanhada da aprendizagem informal nas organizações, e a aprendizagem organizacional é uma adaptação das empresas ao ambiente. Nesse sentido, o problema a ser solucionado por meio deste artigo é analisar a aprendizagem formal e informal como agentes de aprendizado em serviços empresariais intensivos em conhecimento. Para tanto, na busca de responder ao problema de pesquisa, será realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. A estratégia de pesquisa que se utilizada é o estudo de caso múltiplo, e como técnica de coleta de dados utilizou-se entrevistas em profundidade. As equipes selecionadas para o estudo são pertencentes a prestadores de serviço de serviços empresariais intensivos em conhecimento localizadas no Rio Grande do Sul. Foram entrevistados 20 consultores que realizam os serviços intensivos em conhecimento. Quanto aos consultores entrevistados, estes foram interrogados até haver saturação da teoria. Pretendendo-se utilizar estes resultados tanto na academia quanto no desenvolvimento da aprendizagem organizacional nos serviços intensivos em conhecimento empresarial.