Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Uma Revisão Sistemática sobre a Intuição na Aprendizagem Organizacional
Patrícia Saraiva Seben, Mayara Pires Zanotto, Fabiano Larentis, Jane Rech

Última alteração: 2016-10-27

Resumo


Estudos acerca da aprendizagem organizacional e intuição são recentes e pouco explorados pela literatura. Entender os processos que envolvem as duas temáticas é combustível necessário para obtenção de vantagem competitiva para a organização, uma vez que envolve ativos intangíveis. Esse estudo tem o objetivo de identificar estudos sobre intuição na aprendizagem organizacional para compreender a relação existente entre estes temas. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma revisão sistemática da literatura de três artigos extraídos da base de dados Scopus. Buscou-se identificar quais outros construtos que também são apresentados na ciência até o presente momento através desta pesquisa na revisão sistemática. Assim, os objetivos específicos do estudo são: identificar quantos e quais artigos relacionam intuição e aprendizagem organizacional e quais teorias foram trabalhadas concomitantemente a aprendizagem organizacional e a intuição. Para tanto, o estudo foi dividido em quatro tópicos: o referencial teórico onde são apresentados os conceitos e a literatura sobre aprendizagem organizacional e intuição; os procedimentos metodológicos empregados na pesquisa; posteriormente são apresentados e analisados os resultados; e por fim, são apresentadas as considerações finais. Os principais resultados demonstram a necessidade de novas pesquisas sobre intuição na aprendizagem organizacional. O estudo ainda sugere uma agenda para futuras pesquisas.

 

Palavras-chave: Organização, Aprendizagem Organizacional. Modelo 4I. Intuição.


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